A Apple lançou nessa semana um novo conjunto de produtos e serviços. Algumas melhorias e poucas inovações. Tem sido assim nos últimos anos, baseados na trilogia de blockbusters Ipod-Iphone-Ipad. Há inovações radicais que transformam mercados, criam novas categorias e mudam a base de competição de indústrias existentes, como esses 3 casos, e há inovações incrementais com menor grau de novidade e menor impacto nos resultados (tela retina, melhor camêra, siri).
Divulgação
Mas não se engane, a inovação não vem apenas em forma de produtos. O radar da inovação apresenta 12 dimensões de seu modelo de negócio que você pode inovar.
Fonte: Sahwney et al (2006)
Temos utilizado o Radar da Inovação para: a) identificar o perfil de inovação atual de empresas; b) comparar com o perfil setorial e dos concorrentes; e c) desenhar uma estratégia futura explicitando onde a empresa quer inovar. Abaixo você encontra as definições de cada dimensão e exemplos nacionais e internacionais de inovadores.
Tipo | Definição | Exemplos Innoscience |
Oferta | Desenvolvimento de novos produtos ou serviços | Plástico Verde BraskemViagra |
Plataforma | Utilizar a mesma plataforma tecnológica ou componentes para criar novos produtos. Utiliza a modulariedade como estratégia | Net Combo |
Soluções | Através da combinação de produtos, serviços e informação, cria-se soluções integradas para atender as necessidades dos público | Gerdau Corte e DobraXP Investimentos |
Clientes | Identificar públicos ou segmentos não atendidos | Tecnisa – prédios para pessoas de terceira idadeCirque du Soleil – circo para adultos |
Experiência do Consumidor | Repensar a interação da empresa com os públicos. Criar novas experiências e sensações ao público | HSM – cursos de gestãoStartbucks – cafés |
Captura de Valor | Redefinir como a empresa é remunerada por seus produtos e serviços | Google – link patrocinadoPagSeguro Moderninha – venda x aluguel |
Processos | Redesenho dos processos para aumentar eficiência | Dell ComputersHospital Sírio Libanês |
Organização | Mudanças na estrutura de funcionamento da empresa. Pode envolver a alteração do escopo de atuação ou da forma como ela está organizada. | Banco SicrediPromon EngenhariaZappos – halocracia |
Cadeia de Fornecimento | Pensar diferente sobre fornecimento, movimentação e entrega dos produtos ou serviços | EmbraerNatura – relacionamento com comunidades |
Presença | Criar novos canais de distribuição ou locais em que os produtos ou serviços podem ser oferecidos | Nike TownChili Beans – quiosques e vending machines de óculos |
Relacionamentos | Criar uma nova ligação entre a empresa e seus clientes de forma a criar maiores benefícios ou aumentar a eficiência no atendimento | Itaú – serviços web e mobileOtis – sistema de monitoramento remoto de elevadores |
Marca | Utilizar a marca como alavanca para novas oportunidades em outros setores. | Coca-Cola – roupasRed Bull – diversas categorias |
Fonte: Innoscience, adaptado de Sahwney et al (2006)
Percebemos que essa visão ampliada de inovação aproxima o tema de profissionais de áreas que anteriormente eram excluídas do processo de inovação. A inovação pode vir do financeiro com uma nova forma de cobrar, ou em forma de uma nova experiência do consumidor desenvolvida pelo pessoal do marketing. Pode ainda ocorrer em uma nova configuração da cadeia de fornecimento proposta pela área de logística e supply chain.
A Apple não é a única referência em inovação mas, nesse momento, consolida-se como a empresa mais inovadora do mundo. Seu perfil combina inovações na oferta, na presença como as lojas conceito que mudaram o canal de venda de computadores e a loja online Itunes que redefiniu a forma de comprar músicas, vídeos e games. Ou ainda a AppStore que vende as aplicações (softwares) que turbinam os aparelhos. A capacidade de capturar valor das inovações (gerar e ficar com dinheiro) está ligada a dificuldade de imitação das mesmas. E isso não ocorre apenas desenvolvendo novos produtos.
Pense no seu negócio. Nossa vivência de consultoria mostra que muitas das inovações que tem transformado setores importantes como educação, saúde, comunicação, varejo não são inovações de produto. Desafiamos você a utilizar o radar da inovação e fazer a classificação de projetos de sua empresa e setor. Estaremos esperando esses casos para discutir com nossa comunidade de inovação.
Maximiliano Selistre Carlomagno
Artigo originalmente publicado no Mundo dos Negócios
Muito interessantes a visão holistica sobre a inovação. Apesar de ser comum nos setores tecnológicos, a inovação pode surgir em diversas outras áreas, como uma nova forma de atender um cliente, ou estabelecer novos processos de produção em uma indústria por exemplo.
Ótimo artigo
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